Gorjetas nos Estados Unidos

Como são cobradas as gorjetas nos EUA?

0 129

Leia esse post em apenas: 4 minutos

Afinal, quanto dar de gorjeta nos EUA? Essa é uma dúvida bem recorrente entre muitos turistas que vão para o país americano. Diferente do Brasil, as gorjetas são encaradas como um hábito normal nos Estados Unidos, especialmente em bares e restaurantes.

Outras dúvidas podem surgir sobre quanto pagar ou se, em alguns casos, a taxa está inclusa no serviço. Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor como funcionam as gorjetas nos EUA para que não tenha nenhum susto ou imprevisto em seus passeios.

Vamos lá? 😊

 

Quanto dar de gorjeta nos EUA?

Para nós, brasileiros, pode parecer muito confuso calcular o que é taxa e gorjeta na hora de pagar a conta nos EUA. Se prestar atenção, na nota fiscal que é emitida no ato da compra, tem no descritivo o custo da “tax”, taxa obrigatória de serviço que varia de estado para estado.

Na Califórnia, essa taxa pode variar entre 7,5% e 8,5%. Lembrando que essa taxa não está associada à gorjeta que você dará por fora, certo?

tax de serviço nos estados unidos

E, sim, as chamadas “tips” são levadas muito a sério nos estabelecimentos, pois o salário dos funcionários nesse tipo de trabalho costuma ser muito baixo. Para eles, quase não faz sentido trabalhar sem receber gorjeta, já que faz toda a diferença no orçamento ao final do mês.

Atualmente, os funcionários esperam entre 15% a 18% de gorjeta. Você pode fazer o cálculo na hora da compra mesmo, para ser proporcional ao serviço prestado. Por exemplo, se a conta totalizar em U$ 50 e você quer dar 15% em cima desse valor, o ideal é oferecer U$ 7,50 de gorjeta.

 

Gorjetas nos bares e restaurantes

Agora que você já sabe como funciona o cálculo das gorjetas nos Estados Unidos, vamos explicar outros hábitos dos americanos em restaurantes e bares. A começar pelo cuidado que deve tomar em não pagar a gorjeta duas vezes. A depender do restaurante que você vá, isso pode acontecer, pois alguns estabelecimentos já incluem o valor da gorjeta no total.

gorjetas nos eua

Como muitos turistas não sabem, alguns restaurantes tomaram essa medida como forma de “forçar” o pagamento das gorjetas. Mas, basta ficar atento ao cupom fiscal.

Mas, se for pagar em cartão de crédito, a dinâmica muda e chega a ser bem estranho para quem não está acostumado.

  • Na hora do pagamento, você entrega seu cartão para que o restaurante receba uma pré-autorização da sua operadora. A depender do restaurante, a transação já é direta, sem pré-aprovação da operadora do cartão.
  • Em seguida, ele traz o cupom fiscal para assinatura. Você vai notar que no papel há espaços para assinar e finalizar a compra.

Em caso de sair para aproveitar os bares e pede algum drink ou bebida, não esqueça de deixar, pelo menos, U$ 1 ao garçom para cada copo.

 

Gorjetas para táxi ou uber nos EUA

Na hora de pedir uber ou táxi para se locomover, fique atento ao tipo de gorjeta que vai oferecer. Por exemplo, se a corrida for muito curta, ofereça U$ 1 ou U$ 2 dólares, pelo menos. E nos casos de corridas acima de U$ 15, aplique 10 a 15% de gorjeta em cima do valor total.

Dica importante para turistas: se estiver com bagagem, ofereça U$ 1 para cada mala que o motorista ajudar a carregar. Se for possível, claro… Essa é uma das práticas mais comuns para quem vai utilizar esse tipo de serviço nos Estados Unidos.

 

Gorjetas nos hotéis dos EUA

O mesmo raciocínio de serviços privados de transporte como táxi e uber, também serve para quem vai ficar hospedado em hotel. Quando chegar no local de hospedagem, é possível que já se disponibilizem atendentes para carregar a sua bagagem para o quarto. Nesse caso, se possível, ofereça ao menos U$ 1 a 2 para cada mala.

Já para os serviços de quarto, lembre-se que, diariamente, há pessoas trabalhando para deixar tudo limpinho e arrumado. É interessante que forneça U$ 2 a U$ 5 por dia para a pessoa responsável pelo seu serviço de quarto. Claro, em algum lugar que o(a) atendente consiga ver, alguma mesa ou cômodo à mostra.

  • Dica: Não deixe mimos no lugar da gorjeta. Já vi casos em que alguns turistas deixaram chocolates, por exemplo, e não é nada apropriado.

Se tiver alugado um carro e tiver manobrista no hotel em que está hospedado, deixe, também, U$ 2 a U$ 5 de gorjeta. Decida o valor com base equivalente ao tempo que seu automóvel ficou guardado.

 

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.