[Atualizado] Emissão de passaportes suspensa sem prazo de retorno

0 434

Leia esse post em apenas: 2 minutos

Atualização: A PF VOLTOU A EMITIR PASSAPORTE NO DIA DE HOJE

Nota publicada:

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que foi disponibilizado na tarde de hoje (21/07) o crédito e o limite orçamentário referente às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. A partir desse repasse, será reiniciado o processo de confecção das cadernetas, sob responsabilidade da Casa da Moeda.

No período de suspensão, foram represados cerca de 175 mil pedidos, que passarão ser processados na ordem cronológica das solicitações.
A Polícia Federal trabalhará em parceria com a Casa da Moeda para que haja normalização da emissão de passaportes o mais breve possível.

 


 

Não é 1 de abril. Emissão de passaportes é suspensa.

A Polícia Federal acabou informar que a emissão de novos passaportes está suspensa a partir de hoje, 27/06, às 22h00. E SEM DATA PREVISTA DE RETOMAR O SERVIÇO. ?

A PF informou que a medida é por insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente, porém não há previsão de entrega do documento. Ou seja, só será possível adiantar o processo. Veja aqui como proceder.

Quem realizou o pedido até o dia 27/06 receberá seus passaportes normalmente.

Ficaremos atentos para avisar sobre o restabelecimento do serviço completo e de mais novidades sobre essa ótima notícia #SQN. Parece um comunicado de 01 de abril. ?

O contato com a central de comunicação social da Polícia Federal é (61) 2024-8142.

Preciso do passaporte para viajar por motivos de doença. Vou ter de esperar pela normalização do serviço?

Não. Quem precisa viajar por motivo de saúde ou doença conseguirá obter o passaporte de emergência, que não é emitido para viagens a turismo e possui validade de apenas um ano. O passaporte de emergência é normalmente entregue ao requerente em até 24 horas, após a confirmação dos dados biográficos e coleta biométrica na unidade da Polícia Federal.

Segundo a PF, as situações de emergência são as que não puderam ser previstas e não situações criadas por descuido do próprio cidadão. Veja abaixo:

  • Catástrofes naturais
  • Conflitos armados
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau
  • Para a proteção do seu patrimônio (o que não inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc)
  • Por necessidade do trabalho
  • Por motivo de ajuda humanitária
  • Interesse da Administração Pública
  • Ou outra situação emergencial que não se poderia prever, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente

Se o requerente se enquadrar em alguma das situações e comprovar com documentos como ofício ou atestado médico poderá solicitar o passaporte de emergência. Se for o seu caso, veja aqui como emitir o passaporte.

Acompanhe na página oficial da PF no facebook: https://www.facebook.com/policiafederal.

Se preferir, clique no sino vermelho do canto inferior direito aqui do 5DF e nós lhe avisaremos assim que o serviço for retomado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.