Como Morar na Califórnia?

Entenda como morar na Califórnia e quais os prós e contras de se mudar para o Golden State

0 45

Tem planos de se mudar para os EUA e quer saber como morar na Califórnia? O estado dourado encanta muita gente, seja por conta do seu clima agradável, belas praias, boa gastronomia, avanços tecnológicos, seja pela diversidade cultural e social, não importa. É um destino que vai agradar a todos.

Mas, se a ideia é se mudar para a Califa, saiba que é preciso muito planejamento e dedicação, principalmente no processo de adaptação. Para te ajudar, darei algumas dicas valiosas e informações que são importantes prestar atenção antes de tomar essa decisão.

Confira ainda todas as vantagens e desvantagens de morar na Califórnia, tipos de visto e o quanto isso irá custar para o seu bolso. Vamos nessa?

 

🤔 Por que morar na Califórnia?

Atualmente, a Califórnia é um dos estados dos EUA com o PIB mais alto. Isso sem falar que diversas cidades lideram o ranking de cidades mais ricas dos EUA.

Além de (economicamente falando) a Califa ser um dos lugares mais promissores para crescer, oferece boas opções de emprego, principalmente nas áreas de eletrônicos, farmácia, e produtos metálicos.

Fora o crescimento econômico, o estado é pluricultural, há diversas cidades com ares bem diferentes umas das outras para você escolher. E uma coisa é certa: todas oferecem paisagens lindas, nível de vida alto e gastronomia de qualidade. 😍😍

 

↳ Morar na Califórnia é bom?

Apesar de ser um apaixonado convicto da Califa, eu nunca morei lá. Apenas viajo muito, conheço cidades novas e lugares diferentes sempre que posso.

Mas, conheço pessoas que já moraram na Califórnia e elas me diziam sempre que é um excelente lugar para se viver. Porém, já adianto, o custo de vida por lá é alto, o que é compensado pelo ganho na qualidade de vida.

A Califórnia proporciona um nível de vida muito bom, independente da sua classe social. Por lá, tem excelentes universidades, além de ser um dos principais pólos gastronômicos dos EUA, eu que gosto quase nada de comer (irony detected), devem imaginar como me sinto na Califa, né? rs. 😅

 

Letreiro de Hollywood
Vista do letreiro de Hollywood

 

👨‍⚖️ Como morar na Califórnia legalmente?

Um dos principais procedimentos que é de alta importância antes de se mudar é deixar em dia toda a documentação para que você fique em situação regular quando for morar na Califórnia.

Assista aos vídeos:
Clique e inscreva-se em nosso canal do YouTube

Ir para o estado e não ter um visto ideal, é muito arriscado. Por isso, se pretende se mudar para a Califa, é fundamental entrar no país em situação regular para evitar problemas com a imigração.

Conversando com amigos e conhecidos, além de pesquisar muito, reuni uma porção de dicas com tudo o que é preciso saber para se mudar de vez para a Califórnia.

 

↳ Como fazer para um brasileiro morar na Califórnia?

Antes de mais nada, um brasileiro que pretende mudar de país, o qual exige visto, é preciso verificar as questões da documentação.

E essa documentação vai depender do que pretende fazer por lá. Vai morar na Califórnia por conta de estudos ou conseguiu um emprego? Para cada situação é necessário um visto e documentação diferente.

🤑 Saiba antes de ir: em relação aos gastos, independente do seu caso, é importante ir preparado para se manter por pelo menos 3 meses. Principalmente no quesito aluguel, que não é dos mais baratos dos EUA. Não é nem um pouco recomendável resolver ir morar na Califa sem nenhuma perspectiva de emprego e moradia.

 

↳ Precisa de visto para morar lá?

Sim. Não importa qual o motivo que está levando você ir para a Califórnia. Seja qual for sua motivação, até mesmo turismo, brasileiros sempre irão precisar de visto para entrar no Estados Unidos de maneira legal.

  • Como tirar visto para morar na Califórnia? O visto é uma autorização do governo dos EUA para que você possa ficar no país de maneira legal. Mas, há diversos tipos de vistos que você pode solicitar, a depender da sua situação. Confira a seguir todos os tipos.
  • Visto E-1: visto para comerciantes 
  • Visto E-2: visto para investidores 
  • Visto H-1B: visto para profissionais de ocupação especial 
  • Visto H-1 C: visto para enfermeiras registradas
  • Visto H-2 A: visto para trabalhadores agrícolas
  • Visto H-2 B: visto para trabalhadores não-agrícolas
  • Visto H-3: visto para estagiários não imigrantes
  • Visto I: visto para representantes da imprensa estrangeira
  • Visto L-1: visto para transferidos intercompanhias
  • Visto P-1A: visto para atletas internacionalmente reconhecidos
  • Visto P-1B: visto para grupos de entretenimento
  • Visto Q: visto para intercâmbio cultural

Quer saber o passo a passo para solicitar seu visto? Veja o post sobre como tirar o visto americano

📢 Fique sabendo: é importante salientar que esse post é focado no visto de turista, o tipo de visto que você solicitar no site do Consulado deve seguir os tópicos acima. Além disso, pode ser solicitado mais tipos de documentos para comprovar as suas intenções de morar na Califórnia. 

 

↳ Quanto precisa para ir morar na Califórnia?

A Califórnia é um estado caro, isso não é mito. Independente da cidade que pretende morar, saiba que irá pagar caro no aluguel, sem falar que o custo de vida também é um dos mais altos dos EUA.

Mesmo que o custo de vida seja alto em todo o estado, ele varia um pouco de cidade para cidade. A nível de comparação, San Francisco é um dos destinos mais ricos da Califórnia. Por isso, o custo de vida por lá é bem caro. Para ter ideia, o aluguel de um apê no centro da cidade com 1 quarto custa, em média, mais de US$ 3.300. Bem salgado, né? Se converter esse número para reais, chega a mais de 19 mil (!!!) só de aluguel.

Já em San Diego, por exemplo, o aluguel é um poco mais conta do que San Fran. O valor do aluguel, em média, no centro da cidade pode chegar a U$ 2.130, para um apartamento de um quarto. Mas, um apê fora da região central é um pouco mais barato, chegando a custar em torno de U$ 1.700.

💗 Super dica: usando o site Numbeo é possível conferir o Índice de Custo de Vida em cada cidade dos Estados Unidos, assim você tem uma ideia do quanto irá gastar com custo mensal para uma família ou uma única pessoa, o quanto irá pagar em média de aluguel e outras informações.

 

↳ Como morar na Califórnia e estudar?

A primeira coisa que deve se preocupar para morar e estudar na Califórnia é tirar o visto de estudante, o F-1. Ele é o mais comum para quem vai fazer intercâmbio, mas há outros tipos. Se seu curso estiver vinculado a uma instituição não-acadêmica, será necessário tirar o visto de estudante M-1.

De maneira geral, o visto de estudante tem uma duração de até quatro anos, passível de renovação.
A depender da instituição que irá estudar, é possível conseguir dormitórios temporários disponibilizados pela entidade. Também é possível se inscrever em programas de intercâmbio, nos quais você fica hospedado em casas de famílias.

Além disso, outra alternativa é procurar uma casa ou apartamento para alugar. Mas, neste caso, terá de desembolsar uma quantia mais alta.

 

↳ Morar e trabalhar na Califórnia?

Trabalhar no exterior envolve muita dedicação e planejamento. Para quem está indo para a Califa por conta de trabalho, saiba que o estado tem um dos salários mais altos dos EUA, no entanto também tem um custo de vida alto. Além disso, é bom lembrar que você irá ganhar em dólares, mas também GASTAR em dólares.

👀 Ps. O mais indicado é que você guarde uma grana prévia para se manter nos primeiros meses, a depender do imóvel que alugar, precisará comprar móveis, isso sem falar nos utensílios, roupas, etc. Então, inicialmente terá bastante gastos.

 

🤑 Custo de vida para morar na Califórnia

Como falei, a Califa tem um custo de vida bem alto. Afinal, uma cidade repleta de paisagens naturais, praias para lá de bonitas, parques naturais fantásticos, como o Yosemite, por exemplo, diversas opções gastronômicas, ótimo clima o ano inteiro (vou parar com os adjetivos bons da Califa, se não o post vai ficar enorme, rs) e outros fatores fazem da Califórnia um destino único dos Estado Unidos.

Mas, todas essas vantagens tem um preço. Por isso, se considera morar na Califórnia, independente da cidade, saiba que terá de se programar bem e ter uma boa grana para investir no seu plano.

 

↳ Morar na Califórnia é caro?

Não vou mentir, é caro sim. O valor do aluguel é um dos mais altos do país. Além disso, para se deslocar é mais confortável carro, então vai acabar gastando com gasolina e estacionamento. O custo com luz e água vai depender do quanto você gasta, mas pode custar em torno de U$ 200 e os gastos com telefone/internet gira em torno de U$55. 🤑

 

↳ Como saber o salário médio de mercado?

A melhor opção para você ter uma noção do quanto poderá ganhar em salário em cada destino da Califórnia é consultar o site chamado Numbeo. Ele faz um comparativo entre duas cidades e calcula o quanto você gasta em diferentes destinos no mundo, é possível consultar o valor, em média, do aluguel, salário, escola e até gastos com compras e alimentação.

Uma observação nesse ponto, é que nos EUA, o valor dos salários podem ser feito de duas formas:  hora de trabalho ou o salário anual. Diferente do Brasil, que recebemos salário mensalmente.

  • Simulação de salário x aluguel: para fazer a simulação do salário x aluguel também há uma ferramenta para isso. O site  Glassdoor vai mostrar o salário anual médio, comparando com a média nacional e na cidade que deseja. Como é uma média anual, é preciso dividir por 12 (relativo aos meses do ano) e considerar o imposto de renda, cerca de 33% do seu salário anual. Então, veja o valor do aluguel no Numbeo e confira, com os descontos se vale a pena.

 

Golden Gate Bridge
Vista da Golden Gate, San Francisco

 

🏅 Melhores cidades para morar na Califórnia

Quer saber quais são as melhores cidade para se morar na Califórnia? Selecionei alguns dos lugares mais TOPs da Califa para se viver. Vale lembrar que, a depender da cidade, o custo de vida pode ser bem alto. Mas, você vai ganhar muito em relação a qualidade de vida. Confira!

  • Morar em Los Angeles Califórnia: Los Angeles é o berço do cinema nos Estados Unidos e um destino cheio de surpresas. É uma cidade que oferece uma boa combinação de ofertas de educação, emprego e belas paisagens. O custo de vida por lá  é um dos mais altos da Califa, o valor do aluguel para 1 pessoa no centro gira em torno de U$ 2230/mês. Em contrapartida oferece algumas opções para se deslocar por meio do transporte público, que é relativamente barato. Mas, nos EUA você consegue encontrar carro pela faixa dos $ 30.000. Porém, o trânsito de L.A é caótico.
  • Morar em San Jose Califórnia: San José é o destino ideal para quem irá trabalhar em empresas no Vale do Silício. Afinal é nessa cidade que estão as maiores empresas  tecnologia do mundo, como Apple, Google, Facebook, Intel e outras. Se conseguir um bom emprego, o salário líquido pode ficar em torno de U$ 6.600, mas, em contrapartida, irá gastar cerca de U$2600/mês para o aluguel de um apartamento no centro com 1 quarto.
  • Morar em Santa Monica Califórnia: Santa Monica é um cidadezinha muito simpática perto de Los Angeles. Banhada pelas águas do Oceano Pacífico, esse destino é ideal para quer ficar perto do mar, andar de bicicleta (você consegue fazer tudo bike, sério), também é um bom lugar para fazer compras e praticar esportes. Os apreciadores de arte também vão gostar de morar nessa cidade, já que tem várias exposições ao ar livre, galerias de arte, entre outros. O valor de aluguel é bem salgado, cerca de U$ 3000/mês para um apê no centro. Já a média dos salários é em torno de U$ 6400.
  • Morar em Sacramento Califórnia: Para quem não sabe, Sacramento é a capital da Califa. Essa cidade é muito buscada para fazer intercâmbio, pois conta com uma das universidades mais prestigiadas do país, a California State University.  Possui um centro histórico bem interessante e oferece boas opções de passeios, como o Capitólio. Para morar aqui, é preciso desembolsar a quantia aproximada a U$ 1500/mês para o aluguel de apê com 1 quarto. O valor do salário, na média, é em torno de U$ 3800.
  • Morar em San Francisco Califórnia: San Francisco é talvez a cidade mais cara da Califórnia, por isso, se pretende morar aqui, já aviso para começar a encher seu cofrinho a partir de agora mesmo. É uma cidade incrível, pluricultural, cheia de atrações surpreendentes, um clima boêmio e muito acolhedor. Os salário, por aqui, pode chegar até a U$ 8000 ou mais. Em contrapartida, o que você irá gastar com aluguel é em torno de U$ 3500/mês para um apê no centro com 1 quarto.
  • Morar em Santa Barbara Califórnia: Santa Barbara é um excelente destino para se morar na Califórnia. Ela possui um clima mas tranquilo do que Los Angeles, por exemplo, mas é bem convidativa por conta das suas praias. Conhecida por sua arquitetura influenciada pela colonização espanhola, é um bom destino para quem gosta de passeios históricos, porque conta com ótimos museus. O custo o aluguel de um apê com 1 quarto e bem localizado fica em torno de U$ 1900/mês. O valor dos salários giram em torno de U$ 5000.
  • Morar em San Diego Califórnia: Com uma distância de cerca de 16km de Tijuana, no México, esse destino é muito acolhedor. Com muitas opções de passeios ao ar livre, belas praias e paisagens de tirar o fôlego San Diego é um destino muito querido. Oferece uma excelente qualidade de vida para quem mora ali, o custo para alugar um apartamento no centro com 1 quarto pode chegar a U$ 2130/mês. E o valor do salário é em média U$ 5148, a depender do seu cargo.
  • Morar em Anaheim Califórnia: Se você, assim como eu, ama a Disney então esse destino deve entrar para seus planos de morar na Califórnia. Afinal, Anaheim é o berço dos parques da Disney na Califórnia. Além disso, oferece algumas opções de compras e uma boa qualidade de vida. É um dos melhores lugares da Califórnia com um custo de vida não tão alto quanto os outros dessa lista. Para alugar um apartamento com 1 quarto no centro, terá de desembolsar cerca de U$ 1700 por mês. O valor dos salários vai depender da sua área de atuação, mas pode chegar a U$ 3900 em média.
  • Morar em Venice Beach Califórnia: Venice é uma cidade litorânea que fica bem próxima a Los Angeles, mas é bom frisar que é um pouco cara. Possui um clima que mistura o tranquilo e o vibrante, além de oferecer uma atmosfera jovial e ter a presença de bastante artistas de rua. Ideal para quem gosta de caminhar na orla da praia.
San Francisco
San Francisco

 

↳ Cidade mais barata para morar na Califórnia

Uma das cidade mais baratas para se morar na Califórnia é a Eureka. Ela não é muito conhecida,e é considerada patrimônio histórico do estado, que mistura lugares históricos com natureza e cultura. Fica cerca de 3 horas e meia de Mendocino e pouco mais de 4 horas de distância de San Francisco.

Para ter ideia do quanto irá gastar, o valor do aluguel de um apê de 1 quarto no centro da cidade fica em torno de U$ 840. Um apartamento fora do centro pode chegar a U$ 700.

Outra opção é uma cidade chamada Victorville. Ela fica a pouco mais de 1 hora de distância de Los Angeles e é conhecida por ser a casa do Museu da Rota 66 e por abrigar um cemitério de aviões. O custo do aluguel por lá é em torno de U$ 950 para um apartamento no centro com 1 quarto.

 

💡 Dicas para morar na Califórnia

Se está em dúvida se realmente escolhe a Califórnia como seu próximo lar? Confira, então, um comparativo com outras cidades muito procuradas pelos brasileiros e pessoas do mundo inteiro.

Fazendo o comparativo, pode ser uma ótima tática para escolher o local que tenha mais a ver com o seu perfil. Também, veja quais os valor que irá pagar, em média, em uma casa ou apartamento para alugar.

 

↳ Morar na Califórnia ou Flórida?

É difícil escolher qual o melhor destino para morar, vai depender muito do que está procurando. Em relação ao clima os dois destinos são bem parecidos, então não deve ser muito levado em conta para desempatar. Assim como as praias, os dois destinos saem ganhando, então se gosta de pegar uma onda pode ficar na dúvida sobre qual escolher.

No quesito deslocamento, a Califórnia, apesar de ter algumas cidades que não investem muito no transporte público, há ainda algumas alternativas para quem não quer ficar totalmente dependente do carro. O mesmo já não acontece na Flórida, onde há poucas opções de transporte público, sendo quase inviável se deslocar por esse meio de transporte, o ideal é ter um carro.

Quanto a segurança, Flórida é o lugar com baixos níveis de criminalidade em comparação com a Califórnia, que já possui alguns lugares um pouco crítico, se for para lugares mais periféricos. Já em relação à gastronomia, Califórnia sai na frente, sendo um dos principais pólos gastronômicos dos EUA.

Outro fator que é possível levar em conta para essa escolha é o quesito da língua e saudades de casa, há muitos brasileiros na Flórida, em Orlando e Miami, por exemplo, certamente você vai encontrar alguém para falar nosso idioma. As pessoas na Flórida também são hospitaleiras, dependendo da região, há alguns lugares com ares mais conservador. Já a Califórnia tem de tudo um pouco.

 

↳ Morar na Califórnia ou em Nova York?

Independente de qual cidade escolher da Califórnia, Nova York oferece uma atmosfera bem diferente. Se você é aquele tipo de pessoa que curte paisagens e estilo de vida urbano, esse destino tema mais a sua cara.

O clima também é bem diferente entre NY e qualquer outra cidade da Califa, é bem mais frio no inverno, para ter ideia, a depender da estação, a temperatura varia em torno de -15º a 40º.
O transporte público em Nova York é muito eficiente, você pode ir para qualquer lugar usando o metrô, fato que não ocorre na Califórnia.

Deu para ver que são destinos bem diferentes né? Se você ama de alguma forma o frenesi e a correria de cidades grandes, além de ser um destino com muita coisa para fazer e ver, pois está sempre se reinventando. Já a Califórnia tem opções para todo mundo, mas, no geral, é um destino que oferece boas opções para quem quer levar um ritmo não tão acelerado e ganhar na qualidade de vida, que sem dúvidas é uma das melhores dos EUA. 😉

 

↳ Aluguel de casas e apartamento para morar na Califórnia

O valor do aluguel irá deferir de acordo com a localização que você deseja se mudar. Independente da cidade que escolher, é importante levar em consideração o custo em relação ao tamanho, localização, quantidade de banheiros, quartos e área de lazer.

No geral, é possível encontrar casas pelo preço de U$ 1.200 a U$ 2.125 ao mês. Apartamento é possível encontrar por valores mais em conta, porém são menores e geralmente contam somente com 1 quarto, o valor pode variar entre U$700 a U$ 3.500 por mês.

 

✅ Vale a pena morar na Califórnia?

Se você possui um bom planejamento e já tem uma proposta ou perspectiva de emprego quando chegar lá, vale muito a pena escolher a Califórnia como seu próximo lar.

Um fator que é importante levar em consideração é que se não irá ficar em situação legal nos EUA, é importante reconsiderar seus planos. Tem um visto que garanta sua estada durante todo tempo que estiver na Califa é algo que faz a diferença, seja para conseguir alugar algo, usar os serviços básicos e não precisar viver de sub-empregos.

O estado possui ótimas cidades com propostas diferentes, além do clima ser muito parecido com o nosso e outras vantagens. Quer saber quais? Confira no tópico a seguir, além de algumas desvantagens também.

 

↳ Vantagens e desvantagens de morar na Califórnia

Veja um comparativo com as vantagens e desvantagens, se souber de mais alguma coisa que faltou na lista, fala para o Nego nos comentários que acrescento. 😉

A Califórnia é um destino perfeito para quem gosta de belas paisagens, parques, praias, compras e boa gastronomia.
Além disso, possui um clima ideal, fazendo muito calor nos verões e um clima agradável o resto do ano, sendo bem parecido com o do Brasil. Isso sem falar na educação, se tem filhos é uma excelente oportunidade de matriculá-los em ótimas escolas.
Para os amantes da gastronomia, não importa qual cidade escolher, você vai comer bem na Califórnia. Sempre tem feiras gastronômicas e opções para todos os paladares. Para quem gosta de vinho, á diversas vinícolas para conhecer.🥰
Para quem gosta de dirigir, as estradas na Califórnia são impecáveis, nada de buracos ou remendos “porcos”. E, a depender da cidade que escolher, você pode andar de bike sem medo e ser respeitado.
Uma das desvantagens de morar na Califórnia é que todos esses benefícios possuem um custo, ou seja, o custo de vida por lá é bem alto. Mas, vale frisar que você ganha (e muito) em qualidade de vida, a Califa é apaixonante.
Outro fator que é importante observar antes de fazer suas malas é os serviços básico são caros, além disso, o sistema médico é caríssimo e cheio de processos burocráticos. Se precisar de dentista, também irá desembolsar uma nota. Por isso,invista em um bom seguro saúde. Se precisar de atendimento médico e não tiver seguro, pode acarretar em gastos enormes. Também tem a questão das catástrofes naturais, na Califórnia é muito comum ter incêndios, por exemplo, sem contar que há terremotos também.

 

 

– – – – – – – – – – – 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você. 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

 

Como Morar na Califórnia? >>> GUIA 2020 + Dicas

Quer saber como morar na Califórnia? Descubra tudo sobre custo de vida, melhores cidades, vistos e outras dicas para conseguir se mudar para a Golden State. Confira!

Product SKU: CDC

Product Brand: Coisas da Califórnia

Product Currency: USD

Product Price: 1

Price Valid Until: 2030-05-01

Product In-Stock: 1

Editor's Rating:
100

mala-box-servico

Vai viajar? Faça suas reservas com desconto!

Que tal reservar todos os serviços que vão facilitar a sua viagem com descontos de até 60%? Separamos os serviços essenciais que você vai precisar para viajar com tranquilidade. Você garante sua viagem mais barato e ainda ajuda o Blog!

chip-box-servico 15%OFF > CHIP internacional de internet 4G ilimitada

COMPRAR CHIP

passagem-box-servico 10%OFF > SEGURO de saúde para viagem internacional

COTAR SEGURO

carro-box-servico 15%OFF > CARRO para alugar nos EUA pelo WhatsApp

ALUGAR CARRO

hotel-box-servico DESCONTO > HOTÉIS para reservar pelo Booking

BUSCAR HOTEL

gocard-box-servico 60%OFF > GOCARD para entrada gratuita em atrações

VER ATRAÇÕES

ingressos-box-servico 10%OFF > INGRESSOS para parques da Califórnia

BUSCAR TICKET

Fonte Dicas Planejamento
Através da Coisas da Califórnia
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.