Consulado Brasileiro na Califórnia

Consulado Brasileiro nas principais cidades da Califórnia

0 553

Fui assaltado na Califórnia e levaram meu Passaporte, e agora?  Se você for furtado durante sua viagem nos EUA, sabia que além de fazer o B.O., é preciso se dirigir ao Consulado ou Embaixada do país? Claro que quado a gente está planejando uma viagem, não queremos que nada dê errado. Mas, é sempre bom saber o que fazer e onde ir quando ocorrer algum problema.

Se não entende muito bem para que serve o Consulado Brasileiro, confira as dicas neste post. Mas, já adianto que o Consulado faz parte do conselho do Ministério das Relações Exteriores e seu objetivo é auxiliar pessoas que estão em viagem ou que vivem em outros países.

Vou explicar, neste post, como funciona e onde encontrar os consulados nas principais cidades da Califórnia. Saiba como é possível contatá-los em casos de extrema necessidade e o que é importante levar em consideração nessas horas.  😉

 

🌎 Consulado brasileiro na Califórnia

Mas afinal, o que é esse tal consulado brasileiro? Nem todo mundo é um expert em relações internacionais, então é muito normal ficar confuso com as nomenclaturas e, principalmente, funções dos órgãos governamentais.

Lógico que você não precisa virar um diplomata para entender do assunto, mas ter uma noção do que são e para que servem o Consulado e Embaixada, é muito importante para qualquer viajante e, acima de tudo, cidadão, independente do destino para onde está indo.

Se está indo para a Califórnia, saiba que há 3 consulados espalhados pelo estado onde você pode buscar auxílio. Veja, a seguir, onde eles estão e quando você deve acioná-los. A Embaixada brasileira nos EUA fica em Washington, DC.

 

↳ O que é o Consulado?

O consulado é uma repartição pública do Governo brasileiro com a finalidade de prestar informações, orientação e auxílio aos cidadãos, ao passo que deve respeitar os tratados internacionais vigentes e a legislação do país estrangeiro. Que?? 🥴 Isso quer dizer que ele é, basicamente, responsável por lidar com as relações entre o povo e Estado, protegendo e dando orientações aos brasileiros que estão viajando ou morando no exterior.

Já a Embaixada é como se fosse a representação oficial desse governo em território estrangeiro. Isso quer dizer que ela é um órgão do governo de autoridade máxima instalado em um país estrangeiro, que visa proteger os interesses do seu país e dos cidadãos no exterior. Na prática, a principal diferença entre a Embaixada e Consulado é que a primeira vai lidar com relações entre os Estados e a segunda, vai mediar as relações entre Estado e povo.

 

↳ Para que serve o Consulado brasileiro?

Basicamente, o Consulado brasileiro nos Estados Unidos, no caso, irá proteger e oferecer auxílio aos brasileiros que vivem ali. Mas, há alguns serviços que o Consulado brasileiro pode fazer por seus cidadãos brasileiros, de acordo com o site do Itamaraty:

  • Expedir passaportes e outros documentos de viagem;
  • Registrar nascimentos, casamentos e óbitos, bem como procurações, atestados e atos notariais;
  • Permitir o exercício do direito de voto do cidadão e outros serviços determinados pela legislação eleitoral;
  • Efetuar a matricula consular;
  • Oferecer auxílio financeiro e custear passagens de repatriação para brasileiros sem condições financeiras;
  • Garantir o cumprimento dos direitos humanos e defender os brasileiros da discriminação em outro país;
  • Visitar e oferecer assistência a brasileiros detidos em outros países;
  • Omitir-se de notificar as autoridades locais de irregularidades no status migratório de cidadãos brasileiros.

 

↳ Se roubarem meu passaporte nos EUA, o que eu faço?

Assista aos vídeos:
Clique e inscreva-se em nosso canal do YouTube

Esse é o tipo de perrengue que ninguém quer passar, viajante ou não, mas, infelizmente, pode acontecer. Se durante a sua viagem à Califórnia você tiver seu passaporte roubado, a primeira coisa que você deve fazer é ir até a polícia local mais próxima e fazer um boletim de ocorrência. Em seguida, acesse o site do Portal Consular  e preencha o formulário de solicitação de passaporte. Depois, leve esse formulário junto ao B.O. até o Consulado (ou Embaixada, caso esteja na Capital) para poder emitir um novo documento. O prazo para a emissão pode variar de 7 a 10 dias úteis.

📌 Fique sabendo: Geralmente, a taxa solicitada para emissão do novo passaporte sairá o dobro do custo que foi pago na taxa quando emitiu aqui no Brasil. Além disso, você terá um passaporte totalmente novo, todos os vistos que tinha no documento será zerado.

↳ Minha viagem de volta está marcada para antes da previsão da entrega do meu novo passaporte, o que fazer?

Se você for o azarado que se enquadra neste quadro, pode ficar calmo que para tudo dá-se um jeito. Se o seu voo estiver marcado para antes término do prazo do consulado, solicite no consulado uma Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Ela fica pronta em 3 dias úteis e te garante a permissão apenas para uma viagem direta ao Brasil. Mas, se o seu voo tiver escalas ou conexões, infelizmente você terá de esperar seu passaporte ficar pronto. Também há outros órgãos que você pode acionar no caso de não conseguir entrar em contato com o consulado, como o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores pelo telefones 61/8197-2284 ou 61/2030-6456, ou através do e-mail dac@itamaraty.gov.br.

 

Passaporte

 

🇧🇷 Consulados brasileiros na Califórnia

Na Califórnia existem três Consulados Brasileiros, que estão localizados nas cidades de Los Angeles, San Francisco e San Diego.  Se, por algum motivo, precisar agendar o atendimento pessoal para problemas relacionado ao visto ou a outros documentos, será necessário ter os endereços e horários de antedimento para se programar. 

Um detalhe importante caso tenha problemas que o consulado não consiga resolver de imediato, recomendo entrar em contato diretamente com a Embaixada Brasil em Washington. Porém, tenha em mente que isso deve ser feito em casos de extrema urgência.

Se precisar resolver questões burocráticas que possam levar mais de 1 dia, considere se hospedar em um hotel próximo ao Consulado Brasileiro.

  • LEMBRE-SE: É importante verificar os detalhes de todos os serviços que busca diretamente no site do Consulado Geral do Brasil.

 

↳ Brasileiros na Califórnia

Que o brasileiro ama os Estados Unidos, isso a gente já sabe. Afinal é só dar uma olhadinha nos números: cerca de quase 2 milhões de turistas brasileiros escolhem a terra do Tio Sam como destino para suas férias. E, na Califórnia, isso não é diferente. No ano passado, o estado recebeu cerca de 10% de todos os turistas brasileiros que vão aos EUA.

No entanto, além dos turistas, também vem crescendo o número de pessoas que escolhem os EUA para morar. Estima-se que mais de 1 milhão de brasileiros vivem nos EUA, atualmente. E a Califórnia é o estado com a terceira maior concentração de brasileiros nos Estados Unidos. De acordo com o censo americano de 2000, havia cerca de quase 23 mil brasileiros morando na Califa.

Isso significa que todos esses cidadãos brasileiros que vivem atualmente na Califórnia precisam de um órgão governamental que represente seu país em território estrangeiro e que possa lhe oferecer assistência, caso necessite.

 

🎞 Consulado brasileiro em Los Angeles

Se, por acaso você precisar de uma solicitação ou renovação do passaporte brasileiro em Los Angeles, o Consulado Brasileiro está localizado em Beverly Hills – em média 15 quilômetros do centro da cidade. Entre os principais serviços, é possível verificar: vencimento de visto, informações gerais ou serviços consulares de rotina.  

Não há atendimento aos finais de semana, exceto em casos de extrema urgência (Óbito ou Prisão). Nestes casos, recomendamos o telefone emergencial: (213) 453-1084.

Horários de atendimento:

Segunda a sexta:  das 9am às 1pm (Qualquer serviço consular sem agendamento);  das 9am às 12pm (Agendamentos de pedidos de visto para estrangeiro)

Como chegar: 8484 Wilshire Boulevard Suite 300 Beverly Hills, CA 90211, EUA.

 

🌉 Consulado Brasileiro em San Francisco

Se você precisa de uma solicitação ou renovação do passaporte brasileiro em San Francisco, é importante saber o endereço para solicitar o documento. O Consulado Brasileiro em San Francisco está localizado próximo a região The Embarcadero – no Distrito Financial. Os serviços de atendimento ao turistas ou pessoas que moram nos EUA são: Vencimento, extravio ou furto de passaporte brasileiro, informação geral sobre vistos e outros serviços consulares de rotina

Não há atendimento aos finais de semana, exceto em casos de extrema necessidade, que envolva risco de vida, óbito ou prisão . Nestes casos, recomendamos que entre em contato pelo telefone +1 415-981-8170

Horários de atendimento:

Segunda a sexta: das 9am às 1pm (Qualquer serviço consular); das 9am às 11am (Retirada de senha para outros serviços)

Como chegar: 300 Montgomery St, Suite 300 San Francisco, CA 94104, EUA.

 

🌅 Consulado Brasileiro em San Diego

O Consulado Brasileiro em San Diego está localizado na região de La Jolla, que fica a 20 quilômetros do centro da cidade. O órgão não é o Consulado-Geral como tem em L.A. e San Fran, mas sim um Consulado Honorário. É conhecido como Cônsul Honorário Alfredo Henrique, você pode agendar a maioria dos serviços diretamente pelo site, telefone ou e-mail. No entanto, é importante frisar que os Cônsules Honorários não estão autorizados a emitir passaportes, vistos e a lavrar atos notariais.

Principais serviços do cônsul:  vencimento de documentos, informações ou serviços consulares de rotina. Em casos de extrema urgência, verifique a possibilidade de entrar em contato com o Consulado Brasileiro pelo telefone.

  • Telefone: (+1) (858) 453-8383
  • E-mail: consbrsd@gmail.com

Horários de atendimento:

Segunda a sexta:  Recomendamos entrar em contato por telefone antes de se apresentar ao consulado a fim de verificar os horários de atendimento.

Como chegar: 8047 Caminito Mallorca La Jolla, CA 92037, EUA.

 

🎇Perto da Califórnia > Consulado brasileiro em Las Vegas

Imagine estar em Vegas e descobrir que perdeu o passaporte? É muito arriscado andar em Vegas (e em qualquer cidade americana) sem portar seus documentos. Se perdeu seu passaporte, ou precisa entrar em contato com o consulado por algum motivo, é importe saber que Vegas não tem consulado. Por isso, você deve se dirigir para o consulado mais próximo, que indico o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.

Mas, se o seu problema não envolver emissão de um novo passaporte, é possível tentar agendar atendimento com o cônsul local. Vale lembrar que o atendimento é somente com hora marcada.

Cônsul Honorária Gislaine Barreiro Silveira

Telefone: (702)330-1295
E-mail: brazilconsul.nv@gmail.com

 

🇺🇸Consulados brasileiros nos Estados Unidos

Quer saber quais são todos os consulados brasileiros espalhados pelos Estados Unidos? Veja todos os endereços onde você vai poder encontrá-los. Um fato que é legal você saber é que cada consulado atua com uma Jurisdição consular.

 

  • Consulado-Geral do Brasil em Atlanta
3500 Lenox Road, Suite 800, Atlanta, GA 30326
Telefone: (404) 949-2400
Email: cg.atlanta@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Alabama, Georgia, Mississippi, South Carolina e Tennessee.
  • Consulado-Geral do Brasil em Boston
Endereço: 175 Purchase St., Boston, MA 02110
Telefone: (617) 542-4000
Email: contato.boston@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Maine, Massachusetts, New Hampshire, e Vermont.
  • Consulado-Geral do Brasil em Chicago
Endereço: 401 North Michigan Ave., Suite 1850, Chicago, IL 60611-4207
Telefone: (312) 464-0245
Email: central.chicago@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Illinois, Indiana, Iowa, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, North Dakota, South Dakota e Wisconsin.
  • Consulado-Geral do Brasil em Hartford
Endereço: One Constitution Plaza, Hartford, CT 06103
Telefone: (860) 760-3100
E-mail: cghartford@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Connecticut e Rhode Island
  • Consulado-Geral do Brasil em Houston
Endereço: 1233 West Loop South, Suite 1150, Houston, TX 77027
Telefone: (713) 961-3063
E-mail: consular.houston@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Arkansas, Colorado, Kansas, Louisiana, Novo Mexico, Oklahoma e Texas.
  • Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles
Endereço: 8484 Wilshire Blvd., Suite 300, Beverly Hills, CA 90211
Telefone: (323) 651-2664
E-mail: cg.losangeles@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Arizona, Hawaii, Idaho, Montana, Nevada, Utah e Wyoming. Os seguintes condados na California: Imperial, Kern, Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, San Luis Obispo, Santa Barbara e Ventura.
  • Consulado-Geral do Brasil em Miami
Endereço: 80 SW 8th Street, 26th floor, Miami, FL 33130
Telefone: (305) 285-6200
E-mail: cg.miami@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Flórida, Porto Rico e U.S. Virgin Islands
  • Consulado-Geral do Brasil em Nova York
Endereço: 225 East 41st Street, New York, NY 10017-6927
Telefone: (212) 827-0976
E-mail: cg.novayork@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Bermuda Islands, New Jersey, New York e Pennsylvania.
  • Consulado-Geral do Brasil em São Francisco
Endereço: 300 Montgomery Street, Suite 1160, San Francisco, CA 94104
Telefone: (415) 981-8170
E-mail: cg.sfrancisco@itamaraty.gov.br
Jurisdição: Alaska, Oregon e Washington. Os seguintes condados na California: Alameda, Alpine, Amador, Butte, Calaveras, Colusa, Contra Costa, Del Norte, El Dorado, Fresno, Glenn, Humboldt, Inyo, Kings, Lake, Lassen, Ladera, Marin, Mariposa, Mendocino, Merced, Modoc, Mono, Monterey, Napa, Nevada, Placer, Plumas, Sacramento, San Benidito, San Francisco, San Joaquim, San Mateo, Santa Clara, Santa Cruz, Shasta, Sierra, Siskiyou, Solano, Sonoma, Stanislaus, Sutter, Tehama, Trinity, Tulare, Tuolumne, Yolo e Yuba.
  • Consulado-Geral do Brasil em Washington, D.C.
Endereço: 1030 15th Street NW, Suite 280W, Washington, DC 20005
Telefone: (202) 461-3000  Fax: (202) 461-3001
E-mail: cons.cgwashington@itamaraty.gov.br
Jurisdição: District of Columbia (DC), North Carolina (NC), Delaware (DE), Kentucky(KY), Maryland(MD), Ohio(OH), Virginia(VA), West Virginia(WV) e todas as Bases Militares, com exceção de Guam.

 

  • Site do consulado brasileiro: No site do Itamaraty, é possível encontrar todas informações sobre os sites dos consulados. Ou, se preferir, é só olhadinha na lista acima.
  • Numero do consulado brasileiro: Também no site do Itamaraty, é possível encontrar todas informações sobre os telefones dos consulados. Ou, se preferir, é só olhadinha na lista acima.

 

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Guia de Informações

Na Califórnia existem três Consulados Brasileiros, que estão localizados nas cidades de Los Angeles, San Francisco e San Diego. Em alguns casos é necessário agendar o atendimento pessoal para problemas relacionados ao visto ou outros documentos.

Product SKU: Guia de Informações

Product Brand: Coisas da Califórnia

Product Currency: USD

Product Price: 1

Price Valid Until: 2030-01-31

Product In-Stock: 1

Editor's Rating:
100

mala-box-servico

Vai viajar? Faça suas reservas com desconto!

Que tal reservar todos os serviços que vão facilitar a sua viagem com descontos de até 60%? Separamos os serviços essenciais que você vai precisar para viajar com tranquilidade. Você garante sua viagem mais barato e ainda ajuda o Blog!

chip-box-servico 15%OFF > CHIP internacional de internet 4G ilimitada

COMPRAR CHIP

passagem-box-servico 10%OFF > SEGURO de saúde para viagem internacional

COTAR SEGURO

carro-box-servico 15%OFF > CARRO para alugar nos EUA pelo WhatsApp

ALUGAR CARRO

hotel-box-servico DESCONTO > HOTÉIS para reservar pelo Booking

BUSCAR HOTEL

gocard-box-servico 60%OFF > GOCARD para entrada gratuita em atrações

VER ATRAÇÕES

ingressos-box-servico 10%OFF > INGRESSOS para parques da Califórnia

BUSCAR TICKET

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.